Conhecendo o brasão
O brasão foi desenvolvido tendo como base os fundamentos e valores do Colégio, como VIRTUDES, EVANGELHO, EDUCAÇÃO, VERDADE, NOSSA SENHORA E SÃO JOSÉ
Virtudes Teologais:
Fiel ao seu nome, o Colégio Virtus tem com base a formação educacional e humana que origina das VIRTUDES e do EVANGELHO de Jesus Cristo. O brasão, através da sua construção, serve como um constante lembrete dos valores que a instituição preza, por isso, como base temos:
- Brasão em forma de escudo representando a FÉ;
- Âncora representando a ESPERANÇA;
- Cruz representando a obra salvífica de Jesus Cristo, maior expressão de amor que já existiu, simbolizando a CARIDADE.
Patrono e Rainha do Colégio:
Ao lado do escudo há lírios, símbolo de pureza e tradicionalmente associados a São José, o patrono do Colégio Virtus.
Acima de todos os elementos do brasão, há uma coroa, representando Nossa Senhora, a Rainha do Colégio. Ela representa a realeza e a dignidade de Maria, mãe de Jesus, e a sua intercessão e proteção sobre a instituição.
Outros valores:
No centro do brasão, encontra-se os Sagrados Corações de Jesus, Maria e José, simbolizando o mais belo exemplo de FAMÍLIA e a importância desta como núcleo fundamental para o desenvolvimento pessoal e espiritual dos alunos.
O brasão é cortado por uma faixa horizontal, integrando-se à cruz. Inspirado na passagem bíblica de Efésios 6:14, "Portanto, estejam firmes, cingidos com o cinto da verdade," a faixa simboliza esse cinto, reforçando o compromisso do Colégio Virtus com a busca incessante pela VERDADE.
Por fim, há 4 elementos distribuídos ao centro do brasão, sendo eles:
- Estrela representando as 4 VIRTUDES CARDEAIS que norteiam o homem em sua conduta: Justiça, temperança. fortaleza e prudência.
- A pena, símbolo tradicional da EDUCAÇÃO e do conhecimento, enfatizando o compromisso do Colégio Virtus com a excelência acadêmica e o desenvolvimento intelectual.
- Espada, simbolizando o EVANGELHO e a autoridade da DOUTRINA CATÓLICA.
- O Trigo, fazendo referência à EUCARISTIA que nutre nossa espiritualidade e é o centro da nossa vida cristã.